domingo, 6 de março de 2011

As minhas barrinhas de cereais

 As minhas barrinhas de cereais
Ingredientes:
4 ovos inteiros
250g corn flakes
50g de amêndoas laminadas
50g de avelãs inteiras
100g de sementes de girassol
100g de sementes de abóbora

Preparação:
Aquecer o forno a 160º e untar uma forma quadrada. Misturar bem todos os ingredientes menos o leite condensado.
Misturar os ingredientes e por fim os ovos batidos, mexendo muito bem com uma espátula.
Espalhar a mistura na forma e calcar muito bem com a espátula, para uniformizar toda a superfície.
Levar ao forno por cerca de 30 min, retirar e deixar arrefecer um pouco ; cortar em tiras de maneira a formar as barrinhas.
Quando arrefecer completamente e guardar numa lata ou embrulhar em papel de alumínio.

4 comentários:

  1. Belas barrinhas! Quero ver mais coisas.;)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!

    Entendo os problemas que tem.
    Veja a dieta Weston A. Price.

    O Weston A. Price foi um dentista muito avançado para o seu tempo... e que sabia de nutrição como ninguém! Já no seu tempo ele achava anormal haver tanta criança cheia de problemas de saúde (fruto da "dieta moderna"), com dentes tortos e cheios de cáries. Ele andou pelo mundo fora a pesquisar as diversas culturas/povos (a cultura suíça também foi contemplada na sua obra), para ver como se alimentavam e que saúde tinham. De notar que muitos desses povos nem médico tinham por perto e, no entanto, eram muito fortes, saudáveis e mantinham dentes fortes, direitos e sem cáries.

    Escreveu um livro onde explica pormenorizadamente essas viagens, o que descobriu (que esses povos comiam e que nós não comemos) e o porquê de haver tanta doença moderna e degeneração física (que antigamente era raro existir) - tudo devido ao que se come e ao que não se come.
    É possível anular e reverter alergias ao gluten e à lactose! Dá (muito) trabalho mas é possível.

    Se entender bem o inglês pode ler esse livro todo de graça aqui: http://butterbeliever.com/nutrition-and-physical-degeneration-free/ (o site não é meu nem eu ganho seja o que for por sugerir isto)

    Basicamente, é uma dieta que se concentra em "nutrient dense foods", ou seja, em alimentos verdadeiramente ricos (ou densos) a nível nutricional. Pão, bolachas, biscoitos e afins (ou seja, grãos) não são lá muito contemplados (o que constitui um veneno para os celíacos) e as crianças crescem fortes, saudáveis, entroncadas (não é o mesmo que gordas), cheias de energia e vitalidade. Raramente adoecem.

    Essa dieta ajudou muito a minha filha bebé e poderá ajudar muito a sua filha também... pesquise.

    Boa sorte e as melhoras.

    ResponderEliminar
  3. Maria Moreira, Obrigada pela sugestão. À que ter cuidados especiais com a alimentação, depois de descobrir o problema a qualidade de vida melhorou e o meu peso também (o que não gostei muito). A dificuldade está na contaminação e também para as crianças é um pouco severo, porque a sociedade em que vivemos há muita oferta de alimentos com glútem (até demais).
    Vou ver melhor o site que sugeriu pois toda a informação nunca é demais...

    ResponderEliminar
  4. Sim, nas sociedades modernas há uma oferta obscena de produtos industrializados e com grãos... infelizmente ainda não compreendemos que os grãos devem ser bem preparados antes de serem consumidos (isto inclui demolhar - até o arroz - e secar no forno, por exemplo, para neutralizar os anti-nutrientes) e devem ser consumidos com moderação... caso contrário potenciam, com o tempo, situações de inflamação que criam doenças para as quais a comunidade médica moderna não encontra cura... como a doenca celíaca ou até a fibromialgia por exemplo. Basta pesquisar.

    Em relação à contaminação lembrei-me de uma farinha que não faz nenhum mal aos celíacos e que é muito nutritiva... a farinha de amêndoa. Dá algum trabalho mas é possível fazer em casa.

    ResponderEliminar